Mais do que ninguém, sabemos reconhecer o mérito da criatividade e da conceção gráfica de qualquer projeto. No entanto, é na produção que muitas vezes se encontra a chave para o efeito “WOW”.
A produção gráfica é uma etapa crucial – é nesta fase que são escolhidos os materiais e os acabamentos que vão ditar o impacto visual de qualquer peça de comunicação:
• Materiais
A seleção de materiais de alta qualidade pode fazer uma grande diferença na forma como a marca é percebida, uma vez que conferem um aspeto profissional e sofisticado, transmitindo ao cliente a mensagem de que a marca valoriza a excelência e o cuidado em cada detalhe. Para além disso, materiais duráveis garantem que as peças resistam ao desgaste, mantendo a boa aparência ao longo do tempo.
• Acabamentos
Os acabamentos gráficos acrescentam dimensão, elevando a experiência visual e tátil. Elementos diferenciadores não só atraem a atenção, como também criam uma sensação de exclusividade e qualidade superior. São os detalhes refinados que ajudam a reforçar uma boa impressão de uma forma duradoura.
Contudo, não nos podemos esquecer que o mais importante é manter a coerência entre os materiais e os acabamentos escolhidos e o posicionamento da marca, para comunicar eficazmente a sua identidade. Quando falamos num segmento de luxo, por exemplo, a escolha recai sob papéis texturizados de alta gramagem e acabamentos sofisticados para refletir o seu valor distinto. Por outro lado, uma marca ecológica beneficiará do uso de papel reciclado e acabamentos que realcem o seu compromisso com a sustentabilidade.
Como vês, a escolha adequada dos materiais e dos acabamentos na produção gráfica de qualquer peça de comunicação não é apenas uma questão estética, mas uma estratégia para transmitir a essência da marca e criar uma imagem diferenciadora. É caso para dizer que investir em qualidade e detalhe reforça a credibilidade e a memorização da marca junto ao seu público-alvo.
Jun'24