Não podemos deixar de falar em criatividade quando o tema é a comunicação das marcas – e o avanço tecnológico veio oferecer um novo mundo de possibilidades.
Nos últimos anos, a realidade aumentada surgiu como uma ferramenta inovadora, capaz de envolver o público e de criar soluções impactantes que combinam duas realidades paralelas. A capacidade de sobrepor elementos virtuais ao mundo real proporciona uma experiência interativa, revelando-se uma oportunidade para as marcas criarem conteúdos criativos para as suas campanhas.
Campanhas com recurso a realidade aumentada, como esta da Pepsi, demonstram o potencial da tecnologia. A campanha foi viral e é, ainda hoje, um caso de sucesso notável.
Também nas redes sociais, a realidade aumentada tem proporcionado uma nova experiência entre o cliente e a marca. Um exemplo é a criação de filtros no Instagram, que podem ser usados por toda a comunidade e são uma oportunidade para reforçar o awareness das marcas. Esta tecnologia é muitas vezes associada ao entretenimento, mas a sua utilização vai mais além da diversão. Vídeos e imagens imersivas também têm permitido que clientes testem e interajam com o produto antes de o comprarem – é possível experimentar roupa, calçado, maquilhagem e até testar móveis em casa antes de concluir a compra, por exemplo.
Como vês, a realidade aumentada está a revolucionar a forma como se comunica. Ao oferecer experiências imersivas e interativas, as marcas destacam-se num mercado cada vez mais saturado e proporcionam momentos memoráveis que geram um impacto duradouro.
A realidade aumentada promete continuar a desempenhar um papel importante na estratégia de comunicação das marcas e nós estamos cá para acompanhar. 😉
Mai'24