Pensa num evento. Gratuito, pago, online, ao vivo, de qualquer área – a verdade é que o objetivo de qualquer evento é sempre o mesmo: atrair público.
Claro que as técnicas variam conforme o tipo de evento, mas todos podem beneficiar de abordagens bem planeadas e executadas:
• Imagem apelativa: cria uma identidade visual que transmita a essência do evento e capte a atenção do público-alvo. De forma a criar uma imagem sólida e facilmente reconhecível, garante a uniformização da imagem em todas as peças que forem desenvolvidas.
• Conteúdo envolvente: produz conteúdo que gere interesse antes, durante e após o evento. A inclusão de teasers, webinars e conteúdos exclusivos é uma excelente estratégia para captar a atenção nas diferentes fases do evento.
• Difusão online: nos dias de hoje, a divulgação digital é essencial para promover eventos. Isso inclui anúncios pagos segmentados, páginas nas redes sociais, criação de hashtags específicas, newsletters regulares, e-mails automáticos, assim como ofertas exclusivas ou acesso a conteúdos especiais.
• Parcerias e colaborações: interage com influenciadores, empresas e organizações que partilhem o mesmo público-alvo. As parcerias podem aumentar a visibilidade do evento e atrair mais participantes.
• Interação durante o evento: mantém os participantes envolvidos durante o evento, através de chats ao vivo ou sessões de perguntas e respostas. Atividades que permitam lançar desafios incentivam à participação e facilitam o networking entre os participantes.
Estas são algumas estratégias que conduzem a concretização do planeamento de um evento. No entanto, a fase pós-evento é igualmente importante. O feedback dos participantes permite identificar pontos fortes e o que pode ser melhorado. Envia inquéritos online e mantém o contacto com os participantes após o evento, através do envio de um e-mail de agradecimento pela sua presença, resumos do evento, certificados de participação e informações sobre futuros eventos.
Um plano bem estruturado é essencial para o sucesso de eventos online e ao vivo. Ao combinar algumas destas estratégias, é possível atrair mais participantes, manter o envolvimento e criar experiências memoráveis. Vamos organizar o evento da tua marca?
Ago'24