O storytelling é a arte de contar histórias. Uma narrativa envolvente, com personagens cativantes, emoções genuínas e enredos que geram empatia. Através desta técnica, é possível que marcas, produtos ou serviços se tornem mais significativos e relevantes para o consumidor, construindo uma conexão emocional que destaca os valores da marca e torna cada mensagem mais impactante.
Em contexto comercial, o storytelling é uma ferramenta valiosa, não só por permitir a difusão eficaz da mensagem publicitária, mas, sobretudo, por conferir um significado que ultrapassa a ideia de consumo, que muitas vezes está associada à publicidade – e as marcas têm estado atentas a isso mesmo!
As campanhas de Natal são há muito consideradas uma tradição – vemo-las em todo o lado: na televisão, nos meios digitais, na imprensa e até em eventos solidários. O que têm em comum? O storytelling. Existem cada vez mais marcas que recorrem a esta técnica como forma de divulgar e cativar os seus públicos-alvo nesta altura do ano.
As histórias criadas na época natalícia desenvolvem-se com base em:
- Conexão emocional – criar uma ligação entre a marca e o consumidor;
- Valores e tradições – mostrar que os princípios da marca estão alinhados com a época, através da generosidade, do afeto e da solidariedade;
- Humanização da marca – criar uma relação mais acessível e próxima ao cliente;
- Incentivo à ação – incitar o público a atos altruístas e promover a união familiar.
Como não podia deixar de ser, este Natal, as marcas voltaram com o propósito de criar histórias que tocam. A Chevrolet, lançou a “A Holiday to Remember”, uma campanha que aborda o impacto que o Alzheimer tem nas famílias. Por sua vez, a Apple sensibiliza para a forma como nos vemos uns aos outros e ao mundo, através de “Fuzzy Feelings”.
Já no panorama nacional, as operadoras de telecomunicações regressaram em força. Há novos temas trazidos para o diálogo, como a aceitação e o amor nas suas distintas formas, no caso da campanha da Vodafone – “Nunca é tarde para ouvires o teu coração”, a gratidão pela NOS – “Às vezes já temos o presente que mais queremos” e, ainda, a falta de habitação conjugada com a solidão sénior pela MEO, com a sua recente iniciativa “Dá espaço à partilha – Quando se abre uma porta, abre-se um coração”. Embora representem os valores de diferentes marcas, todos estas campanhas têm propósitos comuns: aquecer corações, sentir e refletir emoções e fazer valer a “magia do Natal”.
Na Blisq, nada nos enche mais o coração do que ver a comunicação a favor de causas tão nobres. Trabalhamos diariamente para construir a narrativa dos nossos clientes, para que se tornem únicos e se destaquem pelo seu valor.
Que história conta a tua marca? Fala connosco se a quiseres começar a escrever.
Dez'23