O Projeto
O Museu do Património Mineiro de Arga, situado em Lanheses que constitui parte integrante da Porta de Arga, insere-se no excecional Geoparque do Litoral de Viana do Castelo. Desenvolvido para preservar o património mineiro, este museu é um verdadeiro santuário de minérios, podendo os visitantes deparar-se com a sua história e dos mineiros.
O Desafio
No sentido de atribuir a relevância que a preservação e conservação mineira exigem, a Câmara Municipal de Viana do Castelo desafiou a Blisq a criar uma exposição que identificasse o património histórico e identitário desta região sobre a arte mineira, contribuindo assim para uma experiência mais rica dos seus visitantes.
Além disso, era também intenção da instituição contribuir para uma aposta da Ciência nas escolas, tendo por esse motivo este projeto um caráter turístico-educativo. Posto isto, o objetivo passava pela criação de uma exposição com um design atrativo, mas também intuitivo.
O Resultado
Tendo em vista a perspetiva turístico-educativa deste projeto, a Blisq concentrou-se na projeção de uma exposição que fosse capaz de atingir estes dois objetivos. Para isso, foi desenvolvido um projeto que contempla um design exclusivo capaz de captar a atenção de qualquer visitante.
Neste museu é possível encontrar um ambiente místico que remete para a conceção original da exploração mineira, dado o ambiente cénico em que se insere – rústico e de uma riqueza ímpar. A chave para uma exposição única capaz de captar a essência da história mineira, foi o desenvolvimento de um design inspirado na essência secular desta atividade, através do recurso a elementos sóbrios, monocromáticos, escuros e rugosos que permitiram atribuir um caráter misterioso e profundo.