A Marca
A Guimarpeixe dedica-se à comercialização de produtos alimentares congelados. Com um know-how de mais de 20 anos, os seus produtos destinam-se essencialmente ao mercado português, contando com as grandes distribuidoras nacionais como principais clientes. A internacionalização da marca tem vindo a ser um processo natural – os seus principais mercados de exportação são Espanha, França, Suiça, Alemanha, Luxembrugo, Bélgica, Holanda e Reino Unido, com foco, sobretudo, no mercado da saudade.
O Desafio
A estratégia da Guimarpeixe passava, por um lado, por modernizar a imagem de uma marca local, conferindo-lhe uma personalidade mais global e competitiva no seu segmento. Por outro lado, seria necessário criar uma nova marca, representativa dos seus produtos core, mas com uma abordagem internacional.
O Resultado
Numa primeira fase, a marca passou por um processo de rebranding, de forma a promover a proximidade e as relações com o target nacional. Esta mudança desencadeou depois a adaptação da nova identidade aos vários instrumentos de comunicação utilizados pela marca (packaging, catálogos, stands, decoração de viaturas), como também a evolução natural dos canais de comunicação online, como o website e as redes sociais. Numa segunda fase, foi criada uma marca especificamente direcionada para o mercado internacional, a Aqualusa, com o objetivo de levar além-fronteiras a mensagem de prestígio e a tradição da dieta mediterrânica.