De certeza que já ouviste falar em moodboards ou tens uma noção da sua utilidade, mas sabes o quão importantes são para desenvolver uma campanha ou para criar uma marca?
Um moodboard é um painel de inspiração que reúne vários elementos visuais e ajuda a definir o conceito criativo de cada projeto.
Entre as várias vantagens da criação de um moodboard, podemos destacar as seguintes:
• Clareza visual: oferece uma representação visual clara do projeto, o que facilita a compreensão e a interpretação do conceito definido. Desta forma, é garantida a mesma visão do início ao fim.
• Comunicação eficiente: mais do que definir uma direção criativa para o projeto, esta é uma forma de garantir que todos os envolvidos (designers e clientes, por exemplo) estão alinhados com os objetivos da marca e/ou da campanha.
• Orientação criativa: assegura a consistência dos elementos visuais, garantindo a coerência do projeto e ajudando a tomar decisões criativas informadas, em todas as fases do processo.
Este é um exemplo de moodboard, pensado e criado para o desenvolvimento de uma nova identidade visual:
Neste painel semântico estão reunidas imagens, cores, padrões, ícones, esboços, fontes e frases que ajudaram a definir a nova imagem da marca Surforma.
Como vês, esta é uma fonte de inspiração que, mesmo tendo sido criada no início do projeto, será fundamental para manter a coerência da comunicação da marca em todas as suas fases.
Na Blisq, os moodboards desempenham um papel crucial na criação de novos conceitos criativos: permitem inspirar, alinhar e comunicar ideias de forma eficaz, contribuindo para um processo criativo mais fluido e bem-sucedido.
P.S.: Apesar de tudo, garante que o moodboard da tua marca é atualizado com regularidade, para que esteja alinhado com as tendências e com as mudanças do mercado.
Abr'24