O que mudou na comunicação das marcas com os seus clientes?
A pandemia alterou a forma das marcas comunicarem. Se o digital vinha a ganhar cada vez
mais terreno nas estratégias empresarias, as restrições provocadas pela Covid-19 aceleraram
todo este processo e o marketing digital passou a ser encarado como core business de muitas
agências de comunicação.
Os sucessivos confinamentos impuseram o diálogo online e os espaços públicos
transformaram-se em palcos digitais que permitiram o acesso à informação, à cultura e
amplificaram a voz das marcas.
Ao longo destes dois anos de pandemia, o digital tornou-se o principal canal de comunicação
com o consumidor, dando uma garantia de confiança e eficiência. Foram vários os exemplos
de pequenas e médias empresas que não tinham qualquer estratégia de marketing digital, que
começaram a procurar formas de implementar lojas virtuais, criar conteúdo periódico e estar
mais próximas dos seus clientes.
O comportamento do consumidor também se alterou significativamente, num cenário em que
o acesso à grande maioria dos produtos e serviços apenas se revelou possível através das
plataformas digitais. O consumidor rendeu-se ao e-commerce, substituindo as lojas físicas
pelas lojas online. Com o aumento das pesquisas e da procura, foi necessário também otimizar
os websites para que se conseguissem posicionar melhor nos motores de busca e canalizar
uma grande parte do investimento publicitário para os canais online.
As marcas que souberam aproveitar a oportunidade que a pandemia trouxe estão em
vantagem, tendo criado uma boa interação com o público-alvo. Já aquelas que não o fizeram e
resistiram à mudança estão a fechar portas a um mundo de possibilidades.
Ainda vais a tempo de criar ou até mesmo mudar a tua estratégia. E a BLISQ pode ajudar-te
nesse processo de transformação digital.
Jan'22