A Inteligência Artificial (IA) está a revolucionar a forma como as marcas comunicam. A capacidade de criar conteúdo original, automatizar tarefas repetitivas, gerar insights a partir de dados e segmentar públicos-alvo permitem criar novas formas de relacionamento entre as marcas e os seus públicos. De que forma? Nós explicamos-te:
• Personalização: criação de mensagens e conteúdos personalizados, adaptados aos interesses e às necessidades individuais dos consumidores.
• Automatização: envio de e-mails automatizados, agendamento de publicações nas redes sociais e otimização de campanhas publicitárias.
• Assistência virtual: chatbots e assistentes virtuais que permitem o atendimento 24/7, capaz de responder instantaneamente às perguntas mais comuns.
• Recomendações de produtos: sistemas de recomendação de ofertas e produtos, com base no histórico de compras e preferências do utilizador.
• Tradução: adaptação de conteúdos para diferentes mercados e idiomas, permitindo a expansão global.
Mais do que nunca, as marcas e a Inteligência Artificial caminham de mãos dadas. A otimização de tempo e de recursos são uma vantagem, mas a principal mudança depreende-se na capacidade de ajustar as diferentes abordagens de comunicação ao perfil e às necessidades dos consumidores, de forma criteriosa e em tempo real.
No entanto, o toque humano continua a ser crucial para a interpretação de nuances e gestão de relacionamentos. As marcas devem manter a supervisão humana sobre as decisões tomadas pela Inteligência Artificial. A dependência excessiva da tecnologia pode transmitir falta de autenticidade e credibilidade, bem como criar uma vulnerabilidade quando as tecnologias falham.
Na Blisq Creative procuramos estar sempre a par das recentes possibilidades tecnológicas. Acreditamos que a inovação contínua, aliada ao know-how de uma equipa dinâmica e criativa, permite tirar o melhor partido das oportunidades emergentes.
Queres saber quais as soluções tecnológicas mais indicadas para a tua marca? Pergunta-nos: geral@blisq.pt 😉
Nov'23