Não é novidade que o vídeo é o conteúdo rei da comunicação online e já tem mostrado, ao longo dos anos, ser uma ferramenta capaz de trazer bons resultados no meio digital. Contudo, numa era onde o acesso e o número de conteúdos disponíveis online é cada vez mais fácil e maior, torna-se imperativo a criação de conteúdos de consumo rápido, surgindo assim outros formatos capazes de atrair a atenção dos usuários – Tiktok e Instagram Reels.
O Tiktok, rede social exploradora neste modelo de social media, alcançou diversos públicos, tendo superado em número de utilizadores os grandes “monstros” das redes sociais. Vendo esta oportunidade no mercado, o Instagram não se deixou ficar para trás e apostou também na integração desta ferramenta no seu modelo, podendo os vídeos desta rede social ter entre 15 e 90 segundos.
Sendo o Reels um formato que permite a fácil partilha, o envolvimento dos utilizadores com a marca e um consumo que se prevê fácil, descontraído e divertido, há aqui uma grande oportunidade para os negócios online.
Então, quais são as grandes vantagens destes formatos?
- Maior taxa de visualização – Por ser o local de eleição dos utilizadores nas redes sociais, este tipo de formato tem uma capacidade maior de alcance;
- Mais interativo – Quer seja através das formas de interação já conhecidas, quer seja a replicar tendências, estes vídeos permitem uma maior interação;
- Conteúdo compartilhável – Tanto no Instagram como no Tiktok podes partilhar e ser partilhado pelos utilizadores, chegando assim a mais pessoas e é possível que os utilizadores partilhem também estes vídeos nos seus stories;
- Facilidade em tornar-se viral – Uma vez que estes vídeos alcançam muitos utilizadores e acompanham tendências, se se destacar e for criativo, tornar-se viral é ainda mais fácil.
E que tipo de conteúdos devo criar? Vê as 5 dicas que te deixamos abaixo
Apesar do Tiktok ter ganho bastante visibilidade através das danças e das músicas replicadas pelos seus utilizadores, na sua maioria crianças e adolescentes, a verdade é que cada vez mais públicos de diferentes idades estão a aderir a esta rede social, procurando também conteúdos que se adequem às suas necessidades.
As marcas podem e devem utilizar estes vídeos para comunicar de forma rica com os seus públicos, aproveitando para aumentar a sua visibilidade e conectarem-se com os utilizadores. Assim, os melhores conteúdos para agregares valor ao mesmo tempo que aumentas a notoriedade da tua marca são:
1. Storytelling – Conta a história da tua marca, o que ela representa e como se posiciona, de uma forma dinâmica e divertida. O facto de não ser um formato aborrecido permite que os utilizadores conheçam a tua marca e se envolvam com ela mais facilmente.
2. Prova social – Cria vídeos que demonstrem como as pessoas utilizam o teu produto/serviço, por exemplo através de reviews. Neste caso, as parcerias com influencers digitais também podem ser um bom caminho, dada a sua credibilidade e alcance.
3. Behind the scenes – Aproveita para fazer vídeos que mostrem de forma mais real aquilo que fazes. Os consumidores não só se vão envolver com a tua marca como também a vão valorizar mais, uma vez que saberão os processos a que os teus produtos/serviços estão sujeitos. Além disso, a curiosidade por detrás da conceção de uma marca é sempre muito grande e a transparência é fundamental!
4. Conteúdo informativo/educativo – Este conteúdo ajuda-te a chegar ao teu público ao mesmo tempo que atribui autoridade na tua área de atuação. Utiliza chavões como: 5 erros que estás a cometer no (…); como fazer (…); sabias que x% (…), etc.
5. Tendências – tanto o Tiktok como o Instagram Reels apresentam vídeos que são tendências normalmente criadas pelos próprios utilizadores. A envolvência das marcas nestas iniciativas torna-as modernas e divertidas.
Importa também referir que ambas as redes sociais apresentam funcionalidades dentro destas ferramentas que permitem às marcas jogar com a criatividade, através de músicas, efeitos especiais, legendas, etc.
Ainda tens dúvidas se deves apostar nos Reels ou no Tiktok?
Se ainda não estás convencido de que estes formatos são uma boa aposta para a tua marca, ninguém melhor do que o Executivo do Google para o dizer.
Na conferência Brainstorm Tech da Fortune, o vice-presidente sénior Prabhakar Raghavan, afirmou que as pesquisas na Internet estão a mudar significativamente e o Tiktok e o Instagram são as redes sociais que estão a captar a maior atenção do público. As pessoas, sobretudo os jovens, tendem agora a pesquisar por locais e informação, não no Google Search ou Maps, mas nestes meios, inclusive o local para almoçar. ¹
Agora que já sabes porque deves apostar nestes formatos, não esperes mais para começar! Na Blisq encontras uma equipa multidisciplinar e capacitada para apresentar soluções criativas e inovadoras para os teus Reels.
Nov'22