O início do ano é sempre uma boa altura para definir novas metas e objetivos – e quando falamos de marcas não é diferente. 2025 trouxe novos desafios no domínio da comunicação e as marcas precisam de estar atentas. Entre as várias tendências da comunicação para o novo ano, destacamos cinco:
1. Conteúdos que impactam
A forma como as marcas comunicam está a mudar. A prioridade serão conteúdos que divertem, educam e informam – a promoção exclusiva dos produtos e/serviços é deixado para segundo plano. De certa forma, o que fizer as pessoas parar, rir, refletir e aprender será bem-sucedido. O foco está em criar valor, tornando a marca memorável e relevante no dia a dia de cada um.
2. Experiência omnichannel
Nos dias de hoje é muito frequente os consumidores “navegarem” entre canais ao longo da sua jornada de compra. O consumidor atual tanto vê o produto em loja e compra online, como também pesquisa online e compra em loja – e por isso é que é tão importante garantir uma experiência perfeita e integrada em diferentes canais. O segredo é: uma comunicação fluida e coerente, para que o cliente se sinta sempre bem atendido, independentemente do canal que visita.
3. Escuta social
É inegável que o “passa a palavra” continua a ser uma das mais influentes formas de conquistar a confiança do público. Por essa razão, a capacidade de ouvir os consumidores em tempo real é uma oportunidade para compreender as suas necessidades e expectativas. A chamada “escuta social” permite monitorizar redes sociais, comentários e avaliações, fornecendo informações úteis para ajustar estratégias e fortalecer a relação com o público.
4. Conteúdo gerado pelo utilizador (UGC)
O conteúdo produzido pelos próprios utilizadores tem-se tornado cada vez mais relevante e continuará a crescer. Está comprovado que os consumidores confiam mais em opiniões e experiências partilhadas por outros utilizadores do que em conteúdos criados pelas próprias marcas. Sabias que 79% das decisões de compra das pessoas já são baseadas em UGC?
5. Inteligência Artificial
E, claro, não poderíamos deixar de mencionar a Inteligência Artificial (IA). Em 2025, a IA será ainda mais fundamental na criação de conteúdos personalizados e eficientes. Esta tecnologia está a transformar a forma como o conteúdo é criado e as estratégias em torno dos produtos.
Como vês, estas tendências representam um equilíbrio entre tecnologia e humanização. Se por um lado, a tecnologia cresce a olhos vistos, por outro, o utilizar dá cada vez mais valor aos conteúdos ricos e que acrescentam efetivamente valor. As marcas que souberem alcançar o equilíbrio entre tecnologia e conteúdos autênticos terão maiores probabilidades de sucesso em captar a atenção dos consumidores num mercado cada vez mais competitivo. Mas não te preocupes, nós estamos a par de tudo 😊
Se precisas de ajuda para definir ou repensar a estratégia da tua marca, podes contar connosco!
Jan'25