Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso brilhar para garantir novas oportunidades – e isto é válido tanto para negócios como para os próprios profissionais. Embora o conceito de branding fosse inicialmente associado a empresas, a criação de uma identidade profissional tem vindo a ganhar relevância como um fator diferenciador.
De certa forma, assim como uma marca empresarial representa aquilo que distingue um produto ou serviço, a reputação individual é a perceção que as pessoas têm de um indivíduo — as suas competências, valores, experiências e a forma como comunica a sua identidade. No entanto, mais do que apresentar competências técnicas, uma identidade forte e coerente é também um reflexo de autenticidade e valores.
Na hora de construir uma marca pessoal deves seguir alguns passos:
- Definir a proposta de valor: analisar competências, pontos fortes e fraquezas. Questiona-te sobre o que te distingue e como gostarias de ser reconhecido, identificando as qualidades que te diferenciam no mercado. É essencial alinhar essa proposta às necessidades do mercado, destacando os teus serviços, sem perder a autenticidade.
- Criar uma identidade: desenvolver uma identidade visual marcante, com elementos, como logótipos e cores, que representem o profissionalismo. Igualmente importante é adotar uma identidade verbal clara e alinhada à área de atuação, garantindo consistência da comunicação.
- Estabelecer uma presença online: otimizar perfis nas redes sociais, com especial foco na rede social profissional LinkedIn. Considerar criar um website pessoal que funcione como uma montra profissional, permitindo apresentar-se, mostrar resultados, testemunhos e projetos de forma organizada e atrativa.
- Construir relações: que é como quem diz “fazer a manutenção da marca pessoal” – publicar artigos, estudos de caso ou experiências pessoais que reforcem o posicionamento. Investir em networking, participar em eventos e criar conexões genuínas. Mostrar conquistas e ouvir feedback positivo são passos importantes para fortalecer a credibilidade.
Uma marca pessoal requer consistência e adaptação. As ações e a comunicação devem estar alinhadas com os objetivos, sendo essencial acompanhar as tendências e realizar ajustes para manter a relevância. Nesse processo, um parceiro da área da comunicação, com valência de design e marketing digital, pode ser um aliado. Na Blisq podemos ajudar-te a construir uma identidade autêntica que se destaca no mercado, aumentando o reconhecimento no setor e criando novas oportunidades, que acabam por garantir uma maior credibilidade.
Fev'25