Fernando Pessoa? Alexandre O’Neill? Já deves ter ouvido falar destes nomes associados à poesia, mas e ao copywriting? Estes dois poetas foram também redatores em agências de publicidade, com o propósito de informar, inspirar e convencer o público através das suas mensagens.
Enquanto copywriters, desenvolveram alguns slogans publicitários muito conhecidos. É justo destacar “Primeiro Estranha-se, Depois Entranha-se”, que Fernando Pessoa criou para a Coca-Cola, ou “Bosch é Bom”, que Alexandre O’Neill propôs para a marca Bosch. Já nesta época, os poetas contavam com a escrita persuasiva para influenciar os consumidores na tomada de decisão.
Um bom copywriting é mais de meio caminho andado para o sucesso de uma marca. Eis algumas das estratégias que podes seguir para criar um copy eficaz: escrever com objetividade e criatividade, manter o foco na promessa do produto, explorar a necessidade do público-alvo, utilizar gatilhos mentais, fazer uso de palavras-chave e inserir calls to action (CTAs).
O copywriting recorre a algumas técnicas para assegurar a atenção e capacidade de memorização das marcas junto do público, das quais se destaca o storytelling, que se baseia na prática de desenvolver uma narrativa em volta de um produto ou serviço com a finalidade de agregar valor e notoriedade.
Um bom contador de histórias deverá transcender as caraterísticas de um produto ou serviço e procurar atingir níveis mais subjetivos junto do seu target, com um propósito bem definido: criar um vínculo emocional entre a marca e a audiência.
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Jun'23