A forma como as pessoas consomem conteúdos mudou e os podcasts surgiram com uma força disruptiva no cenário digital.
Para além de ser um meio de comunicação online, produzido em áudio, os podcasts destacam-se pela acessibilidade (através de smartphone ou computador), pela diversidade de temáticas que abrangem e pela conexão pessoal que criam com ouvintes das mais diversas idades.
Para as marcas, esta é uma oportunidade para se aproximarem dos seus públicos, de uma forma mais genuína e expressiva, onde a venda dos seus produtos e/ ou serviços é uma questão secundária. Entre as várias vantagens dos podcasts, podemos destacar as seguintes:
- Alcance: são uma boa estratégia para criar um maior reconhecimento. Os podcasts são não só uma plataforma que oferece informação e debate, como também uma verdadeira ferramenta para a divulgação da imagem das marcas que os dinamizam.
- Proximidade: permitem a interação com o público, respondendo a mensagens e esclarecendo dúvidas. O resultado é o crescimento do elo entre os ouvintes e a marca, desenvolvendo uma comunidade fiel e mais satisfeita.
- Credibilidade: possibilitam a partilha de conhecimento e insights da marca, estabelecendo-a como uma referência no setor e ganhando a confiança do público através da autoridade e credibilidade transmitida.
- Tráfego: a consistência na publicação de novos episódios permite estabelecer uma rotina com os ouvintes, como também aumentar a probabilidade de recomendação e partilha do podcast, impulsionando o tráfego orgânico.
Como podes ver, quando falamos em estratégias de comunicação, os podcasts assumem um papel fundamental na diferenciação da concorrência e na conquista de um lugar de destaque no mercado. Graças à popularidade desta ferramenta é possível oferecer experiências personalizadas que aumentam a notoriedade, como também expor produtos e serviços de forma subtil.
Liliana Marques, fundadora e CEO da Escola Portuguesa de Podcasting, reforça que “cerca de um quarto da população mundial consome este tipo de conteúdo e as empresas nacionais estão, cada vez mais, a aderir a este formato”.
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Mar'24