O Projeto
A Pelos 2 surge da vontade de querer criar uma segunda oportunidade reclusos e cães sem família. Esta é uma iniciativa de cariz social que visa a pró-reabilitação de cães em contexto prisional, através do acolhimento e cuidado de animais de rua. Permite a inserção dos reclusos na sociedade através do desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais, bem como, o apoio a uma causa com um valor especial para a sociedade.
Esta causa tem como objetivo criar a esperança de um futuro positivo para dois passados negativos, promovendo a responsabilidade dos reclusos perante a causa e a sociedade, ao mesmo tempo que ajudam animais “sem família” a terem melhores condições de vida.
No final deste processo bidirecional criado com base num caminho partilhado entre cão – recluso, através do estabelecimento de confiança e de relações sociais positivas, os envolvidos são capazes de integrar a sociedade e aumentar a sua qualidade de vida.
A DTC Social, uma instituição composta por profissionais dedicados e atentos, é a principal promotora desta iniciativa pioneira em Portugal, e trabalham diária e ativamente com os reclusos para um acompanhamento eficaz e com resultados à vista no tratamento e (re)inserção de ambas as partes na sociedade.
O Desafio
Dada a importância de projetos de cariz social e com um contributo significativo para o bom funcionamento da sociedade, é um orgulho para a Blisq trabalhar em prol do desenvolvimento de iniciativas que visam o respeito, a compreensão e a partilha de responsabilidade social.
O desafio proposto à Blisq centrou-se sobretudo na criação de peças de comunicação para a divulgação deste projeto, tanto nos meios físicos como nos meios online, através de criação de conteúdo que expressa, de forma clara, o perfil socioeducativo desta ação.
O Resultado
Tendo em atenção que o objetivo principal do projeto é a sua divulgação de uma forma ampla e concisa, não descurando o seu cunho educativo e informativo, a Blisq desenvolveu diversas peças de comunicação online e offline que transparecem a sua importância através de um design intuitivo e criativo.
Para tal, foi criada a identidade da marca, com foco na evidência de características sensoriais, como o relevo do pelo na associação à causa animal e dando destaque ao número dois, para vincar que este é um projeto feito a dois e para dois. Foi desenvolvida toda a conceção gráfica e decoração das viaturas, para complementar a comunicação digital. Neste sentido e dada a importância da presença online, foi desenvolvido um website que se destaca pela sua usabilidade, bem como pela agradável disposição de conteúdos de forma dinâmica, user-friendly e informativa. No website podemos encontrar quatro áreas distintas que permitem conhecer melhor a iniciativa.
Na secção “Adoção”, é possível visualizar quais os animais disponíveis para adoção, os que já foram adotados, as características físicas e o nome da cada um, e é ainda possível fazer uma pesquisa detalhada com base nas características físicas desejadas através da aplicação de filtros.
Na secção “Iniciativa” poderá conhecer todo o projeto, desde os objetivos, conceção, parceiros, regimes de acompanhamento e treino, resultados e FAQ’s.
Já na secção “Ajudar” está disponível um formulário que permite a qualquer pessoa ajudar a fazer desta uma história com final feliz, adotando ou apadrinhando um dos animais disponíveis.
Existe ainda uma secção dedica à partilha de testemunhos e de artigos que ajudam a perceber a necessidade e as vantagens do apoio à causa animal.
Este projeto conta já com o apoio de inúmeras entidades e instituições de renome, tendo sido já implementado em 4 estabelecimentos prisionais do país, sempre com a ambição da organização em promover a iniciativa a uma escala nacional, deixando a sua marca em cada pegada.