As aplicações móveis são ferramentas indispensáveis à vida dos consumidores, em especial no que diz respeito ao entretenimento e à busca de informações. No entanto, são várias as áreas de negócio que apostam na sua utilização, tais como a saúde, o retalho alimentar, a indústria têxtil, entre outras.
Por ser uma ferramenta fácil e rápida de aceder, os utilizadores dão preferência à sua utilização para realizarem as suas compras ao invés de se dirigirem às lojas físicas. Além disso, as apps móveis permitem apresentar conteúdos informativos da utilização de determinado serviço ou produto de forma mais simples e objetiva, possibilitando às empresas uma vantagem competitiva face aos seus concorrentes e ao mesmo tempo ajudando os seus clientes.
E é, por esse motivo, que as apps móveis se tornam essenciais para os negócios, pois são capazes de criar relações coesas e duradouras com os clientes que se encontram satisfeitos com os serviços / produtos e ou informações disponibilizadas nas apps, contribuindo assim, para uma maior fidelização destes com a marca.
No entanto, existe outro fator que te pode convencer de que obter uma app para o teu negócio é uma excelente ideia. O facto de conseguires analisar os comportamentos dos teus utilizadores e lhe ofereceres as melhores soluções, antecipando necessidades e colmatando dificuldades, de forma a que o cliente se sinta sempre satisfeito, e renovando assim o ciclo de fidelização deste.
Se ficaste convencido de que precisas de uma app é necessário clarificar de que forma estas são construídas, e que modelo se adapta melhor às necessidades do teu negócio. Existem dois tipos de aplicações móveis que podem ser criadas – as apps híbridas ou as apps nativas.
Sendo que as primeiras dizem respeito às apps desenvolvidas com tecnologias web, tais como JavaScript, e podem ser criadas de forma que o seu comportamento nos dispositivos móveis seja idêntica à de uma página da Internet. No entanto, a sua aquisição é também realizada por meio da App Store ou Google Play, e permite intercalar funcionalidades do seu próprio dispositivo (tais como chamadas, GPS, fotografias, etc.).
Já no caso das apps nativas, são desenvolvidas para um sistema operativo em particular (iOS ou Android) e podem ser instaladas a partir das lojas online comuns – Google Play e App Store, pois a linguagem utilizada para o seu desenvolvimento é bastante específica – Java ou Objetive-C, respetivamente.
Posto isto, conseguimos perceber que cada marca ou indústria terá necessidades diferentes no que diz respeito à aquisição de apps móveis para os seus negócios. É por isso importante, realizar um briefing prévio que evidencie de forma clara quais os objetivos da app para o negócio.
Perguntas como: Quem vai utilizar a app? Funcionários ou clientes? É uma app de venda? Com sistemas de acumulação de pontos? Que funcionalidades são mais importante? É necessário login? Estas e outras questões, são fundamentais para perceber que tipo de aplicação mais se adequa à marca para que a sua aquisição seja um caso de sucesso.
O facto de ter uma aplicação capaz de trazer mais valor à tua marca, pode também ajudar a posicionar-te como top-of-mind para os teus consumidores, pois a relação criada a partir da utilização da aplicação permite criar uma imagem da marca mais forte nas suas mentes.
Na Blisq, temos uma equipa de TI totalmente especializada e capacitada para encontrar as melhores soluções para cada negócio. O facto de termos experiência adquirida no desenvolvimento de projetos deste âmbito permite-nos perceber com maior facilidade o que cada marca necessita.
Confia na Blisq para desenvolver a tua app e acompanhar todo o processo até obteres um resultado de sonho que te irá conectar mais com os teus clientes. Vamos reunir?
Mar'23