Com cada vez mais pessoas a comprar online, a Black Friday torna-se uma forte oportunidade para aumentar as vendas, escoar stocks e até promover o brand awareness das marcas. O mais importante é planear e garantir que são desenvolvidas ações que potenciam as vendas online.
Tudo começa com uma boa estratégia, definida com antecedência e de forma metódica. Nesta fase inicial devem ser definidos os objetivos da campanha, as ofertas e a sua duração, enquanto se acompanha a concorrência. Depois disto, parte-se para a ação, através de:
1. Loja online: o aumento do tráfego no website durante a Black Friday requer que o website esteja preparado para a quantidade de pessoas que o vão visitar. Do mesmo modo, a jornada do consumidor deve ser otimizada, permitindo que o utilizador faça as suas compras o mais rápido possível, sem qualquer entrave que possa comprometer a compra.
2. Campanhas de e-mail marketing: o envio de e-mail alguns dias antes da Black Friday permitirá a geração de interesse pela campanha. Ao mesmo tempo, deve ser desenvolvida a automação do envio de e-mails para carrinhos abandonados, com o objetivo de comunicar com os consumidores que mostraram interesse em certos produtos, mas que, por algum motivo, não concluíram a compra.
3. Redes sociais: neste período, as publicações devem dar a sensação de urgência para que os clientes saibam que as promoções são temporárias e, por isso, têm pouco tempo para aproveitá-las. Deve dar-se especial enfoque à utilização de call-to-actions em cada post, bem como responder a todos os comentários e mensagens dos utilizadores.
4. Publicidade: o budget a investir em publicidade, em Facebook Ads e/ou Google Ads, deve ser definido aquando do planeamento da campanha. Estes anúncios devem ser pensados para destacar não só as promoções, como gerar anúncios de remarketing para os visitantes que não concluíram uma compra.
Estes são alguns passos que podem ajudar a potenciar as vendas de um negócio online durante a Black Friday. No entanto, a falta de know-how ou de experiência podem comprometer a forma de atuar nos meios digitais. Por esse motivo, é tão importante ser acompanhado por uma agência de comunicação, como a Blisq Creative que, graças à vasta experiência em Marketing Digital, definirá as melhores estratégias online.
Out'22